segunda-feira, 29 de abril de 2013

CORES QUENTES E FRIAS


As cores quentes são consideradas excitantes e as cores frias calmantes.
As cores quentes, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho.
São aquelas que nos transmitem a sensação de calor. 



As cores frias, são associadas à água, ao gelo, ao céu, e às arvores: violeta, azul e verde.
São aquelas que nos transmitem a sensação de frio. 


Trabalho realizado com os alunos do 7º ano.  A imagem  foi feita  com recorte e colagem de EVA e o fundo com pintura, onde cada aluno procurou usar a sua criatividade.


















ELEMENTO VISUAL - O PONTO


O PONTO- O início de tudo... Para que possamos observar o simbolismo de uma estrutura gráfica é necessário começar pelo elemento mais simples que compõe a matéria, o PONTO. O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima. Quando fazemos uma marca, seja com tinta, com uma substância rígida como um bastão, pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço.  Qualquer ponto possui um grande poder de atração visual sobre o olho, exista ele naturalmente ou tenha sido colocado pelo homem em resposta a um objetivo qualquer. Como Elemento Visual, o ponto possui formato, cor, tamanho e textura. Suas características principais são: Tamanho - devendo ser comparativamente pequeno, e o Formato -devendo ser razoavelmente simples. Sua aplicação em uma representação visual pode também ser classificada em: Adensamento (a concentração de pontos para representar um determinado efeito) e Rarefação (o espaçamento entre eles, causando efeito contrário).

Trabalho realizado com os alunos do 6º ano no  laboratório de informática no programa do paint, a pintura foi feita com lápis de cor.





















sexta-feira, 26 de abril de 2013

EFEITO E SIGNIFICADO DAS CORES


As cores fazem parte de nossa vida desde o nascimento.  Através da cor, definimos o mundo que nos rodeia, aquilo que nos agrada ou que nos desagrada. As cores influenciam nossa conduta, revelam o nosso estado de espírito, o nosso estado de saúde e até mesmo as nossas emoções. Algumas cores deixam-nos mais felizes, outras fazem-nos mergulhar na melancolia. Algumas relaxam, distraem e outras nos ajudam a sintonizar as nossas energias. As cores influenciam diretamente o humor das pessoas.

                          


EFEITO DAS CORES
Existem diversas experiências que comprovam a influência das cores no comportamento das pessoas.
  * Um espaço preto, torna-se pesado, triste e tenebroso.
  * Um espaço branco, sente-se limpo, claro, alegre.
  * Os tons frios e claros parecem mais leves e menos substanciais.
  * Os tons quentes e escuros parecem mais pesados e densos.
  * Cores como o azul e verde exercem uma maior ação sedativa ou relaxante no observador.

SIGNIFICADO DAS CORES
As cores podem ter influência psicológica sobre o ser humano, algumas cores estimulam, outras tranquilizam, pois são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro e consequentemente refletem impulsos e reações para o corpo.Durante muitos anos estudos foram feitos sobre as reações que as cores provocam nos seres humanos. Podemos por exemplo assinalar que o vermelho provoca atenção, esta associada com o sangue e a luta…Vamos dar uma olhada nas diferentes sensações e significados que as cores produzem:
*Vermelho: Excitação, alta energia, estimulação, sexo, estimulação, provocação e perigo. O vermelho ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.
*Rosa: Doçura, juventude, romantismo. O rosa significa romance,sensualidade, beleza.
*Laranja: Convite, energia, amizade. A cor laranja além de significar movimento, espontaneidade, tolerância, gentileza, é uma cor estimulante.
*Amarelo: Sugere uma temperatura morna, sol, claridade, brilho, felicidade. Esta cor amarela desperta, traz leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, juventude e alegria.
*Marrom:  Riqueza, durabilidade, estabilidade, assim como sugere terra e rusticidade. O marrom associa-se a estabilidade, constância, significa responsabilidade e maturidade.
*Azul: Frio, serenidade, quietude. A cor azul produz segurança, compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranquilidade.
*Verde: Fresco, saudável, refrescante, natural. O verde simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude.
*Violeta: Sensual, elegante, misterioso, espiritual. A cor violeta significa sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito.
*Neutros-Cinzentos: Qualidade, quietude, clássico, natural, atemporal. A cor cinza promove equilíbrio e estabilidade.
*Branco: Limpo, puro, inocente, brilhante. O branco remete a paz,sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma
*Preto: Forte, clássico, elegante, misterioso, poderoso. O preto permite a auto-análise, a introspecção, pode significar também dignidade, está associado ao mistério.

Abra os olhos, olhe atenciosamente à sua volta…Sinta o prazer de podermos ver o mundo com seus incontáveis matizes de cores e utilize essa habilidade para criar as mais belas obras de arte

quarta-feira, 3 de abril de 2013

NÃO RECLAME DE SUA VIDA!!!


Veja que seus problemas não são nada diante dos problemas de outras pessoas. Levante suas mãos para o céu e agradeça a Deus por sua vida. Lembre-se que muitos dariam tudo para estar neste momento no seu lugar... Agradeça a Deus por ter saúde e por  ser perfeito! Dessa vida não levamos nada, tudo que temos é o amor uns pelos outros.
Às vezes reclamamos por andar a pé! Outros queriam andar, mas não têm pernas para ficar de pé.
Não podemos mudar o mundo, mas podemos fazer a diferença no mundo. Nós reclamamos porque está chovendo! Outros são alegres por causa de uma simples chuva em uma terra sem água. Nós, às vezes, reclamamos do que tem para comer em nossa casa! Outros agradecem quando encontram algum alimento.
Nós temos tudo na vida, mas ainda reclamamos. Vamos agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito por nós! Pense a respeito de sua vida. Tudo que Ele tem feito para nós é muito, mas mesmo assim não sabemos agradecer…
Então mude agora, ainda há tempo para você fazer grandes mudanças!!!

Tenho certeza que após assistir este vídeo você não irá mais reclamar da vida e sim agradecer a DEUS todos os dias pela vida maravilhosa que você tem.