sábado, 20 de março de 2010

AS PIRÂMIDES EGÍPCIAS

As pirâmides egípcias foram construídas há mais de 2.500 anos e até hoje causam grande fascínio no homem, por vários motivos. Entre eles o fato de terem resistido a tantos anos, e a sua construção perfeita; sendo que entre os blocos de pedra não se consegue sequer introduzir uma folha de papel, tamanha a perfeição de sua sobreposição. Com mão-de-obra escrava, elas eram construídas com blocos de pedras que chegavam a pesar até duas toneladas. Para serem finalizadas, demoravam, muitas vezes, mais de 10 anos. Ainda em vida, o faraó começava a planejar e executar a construção da pirâmide. A pirâmide tinha a função abrigar e proteger o corpo do faraó mumificado e seus pertences. Somente os faraós e alguns sacerdotes tinham condições econômicas de preservar o seu próprio corpo através da mumificação. Estas construções tinham de ser bem resistentes, protegidas e de difícil acesso. Quanto maior fosse a pirâmide, maior o poder e glória do faraó. As maiores pirâmides egípcias são as dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos em Gizé.
Quéops - Foi um faraó do Egito. Ele reinou por volta de 2551 a.C. a 2528 a.C.. Foi lembrado como um faraó cruel e sem piedade. O faraó Quéops também foi o responsável pela construção da maior pirâmide de Gizé ,que são as únicas das sete maravilhas do mundo antigo ainda existentes.
Quéfren - Também foi um faraó egípcio .Ele construiu a segunda maior das pirâmides de Gizé, a Pirâmide de Quéfren, a Esfínge de Gizé e um templo, que é o único exemplo de templo remanescente do período .
Miquerinos - O faraó Miquerinos reinou pouco tempo, por este motivo não teve tempo de concluir sua pirâmide. A Pirâmide de Miquerinos é a menor em tamanho e a terceira dentre as mais famosas pirâmides do mundo antigo. Com a sua morte a pirâmide foi terminada às pressas, e foi usado material de qualidade inferior.



Trabalhei a contextualização histórica sobre a Arte Egípcia com os alunos da 5ª série, após em grupos construíram com cartolinas as principais Pirâmides Egípcias.






Nenhum comentário:

Postar um comentário