segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

INTRODUÇÃO SOBRE A ARTE



O Que é Arte?
A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para se comunicar.

Quem faz arte?
O homem criou objetos para satisfazer as suas necessidades práticas, como as ferramentas para cavar a terra e os utensílios de cozinha. Outros objetos são criados por serem interessantes ou possuírem um caráter instrutivo. O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.

Por que o mundo necessita de arte?
Porque fazemos arte e para que a usamos é aquilo que chamamos de função da arte que pode ser feita para decorar o mundo, para espelhar o nosso mundo (naturalista), para ajudar no dia-a-dia (utilitária), para explicar e descrever a história, e para ajudar  a explorar o mundo.

Como entendemos a arte?
O que vemos quando admiramos uma arte depende da nossa experiência e conhecimentos, da nossa disposição no momento, imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar.

O que é estilo?
O conceito de Estilo,  em História da Arte, define o modo como a criação plástica se realiza em termos individuais, no sentido de definir aquilo que geralmente chamamos a assinatura do artista, ou seja, o modo particular com que cada artista utiliza as estruturas expressivas da sua própria linguagem. Mas, também, em termos coletivos, significa o reconhecimento de um certo número de características comuns às obras de arte de um mesmo período cronológico, encontrando-se assim no cerne daquilo a que se veio a definir como Estilo abstracionista, realista, surrealista, etc. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário